Dia dos Pais 2025: mais que presente, é conexão (e oportunidade)
Como aproveitar a data para criar conexão com o público e vender mais.
E aí, conferiu a última edição da nossa news? Teve conteúdo importante sobre a economia global, reforma tributária e dicas valiosas para empreendedores. Se você perdeu, ainda dá tempo de conferir, é só clicar aqui.
Nesta edição, queremos falar sobre uma data próxima que movimenta o calendário comercial: o Dia dos Pais, uma importante data para diversos nichos de mercado, não apenas para aumentar as vendas, mas também para impulsionar sua marca positivamente no mercado. Vamos juntos?!
📰 1. Fique por dentro
As expectativas de vendas são positivas para o Dia dos Pais 2025
O Dia dos Pais segue firme no calendário do comércio brasileiro — e 2025 promete movimentar até R$ 7,85 bilhões, um crescimento de 2% em relação ao ano passado.
Segundo pesquisa da Globo Gente, 69% dos consumidores veem a data como um momento de carinho e muitos procuram produtos que representem afeto, gratidão e presença.
E é aí que está a oportunidade: marcas que criam campanhas empáticas, com mensagens alinhadas aos diferentes perfis de pais, tradicionais, modernos, geeks, mentores ou até pais de pet — conseguem gerar mais conexão e vender mais.
📉 Confira a pesquisa completa aqui.
💡2. Dia dos Pais 2025: oportunidades que vão além da celebração
Datas comemorativas são mais do que momentos de afeto — elas movimentam a economia, mudam o comportamento de consumo e criam janelas valiosas para negócios de todos os tamanhos. O Dia dos Pais é uma dessas datas.
Para 2025, a expectativa é de que o varejo movimente muito dinheiro, se mostrando uma excelente oportunidade para empreendedores. E não é só o valor que chama a atenção — os dados revelam mudanças importantes no perfil do consumidor, nas formas de comemorar e, claro, nas decisões de compra.
🛒 Comportamento que vira oportunidade
Mais de 69% dos brasileiros veem o Dia dos Pais como um momento de conexão emocional, e a maioria afirma que essa é uma data que sempre será importante. Ou seja, mesmo em momentos de instabilidade, a intenção de celebrar e presentear segue firme — 58% pretendem dar presentes em 2025, contra 52% no ano anterior.
O que isso significa na prática? Que o consumidor está disposto a gastar e que sua empresa pode estar no caminho para receber esse investimento — desde que saiba como se posicionar.
Falando em celebração… Como os brasileiros comemoraram o Dia dos Pais em 2024, e como pretendem comemorar este ano?
Por meio desses dados, é possível ver que há oportunidades para todos os nichos e tamanhos de empreendimentos.
🎁 O que os consumidores estão buscando?
Perfumes, roupas e calçados seguem no topo da lista de presentes, mas o perfil do pai brasileiro mudou. Hoje, além do tradicional pai provedor, temos o pai mentor, o aventureiro, o vaidoso, o geek, o moderno e até o pai de pet — 76% deles nunca ganharam um presente, mas 72% se consideram pais de verdade. Isso abre espaço para ações criativas e inclusivas nas campanhas.
Outro dado importante: 56% preferem comprar online, motivados por preço e variedade. Mas as lojas físicas ainda têm força, principalmente quando se trata da compra de alimentos e presentes de última hora.
📈 Mas, o que isso tem a ver com o seu negócio?
Se você vende produtos que podem ser posicionados como presente ou presta serviços que ajudam a criar momentos especiais (refeições, experiências, produtos personalizados), precisa estar atento:
Organize sua vitrine (física e digital) com antecedência.
Atualize informações em canais como Google Meu Negócio e redes sociais.
Ofereça promoções e kits prontos para presente.
Pense na diversidade dos perfis de pais na hora de se comunicar.
Esteja preparado para receber pagamentos parcelados e oferecer entregas rápidas.
Além disso, se você ainda não emite nota fiscal em todas as vendas, é hora de repensar isso.
Com a reforma tributária se aproximando, a fiscalização será cada vez mais automatizada. Emitir suas notas com clareza e regularidade ajuda na confiança do consumidor, melhora a organização da sua empresa e evita problemas futuros.
💡 Dica extra
Quer aproveitar as datas comemorativas para vender mais com tranquilidade fiscal?
O Treeunfe NFe é o emissor de notas fiscais ideal para quem busca praticidade, agilidade e conformidade — tudo em um só lugar.
Aproveite as oportunidades que o calendário traz. Com o sistema certo, a criatividade do empreendedor faz toda a diferença.
E, você, pretende comemorar o Dia dos Pais este ano? Pretende presentear seu pai, avô ou outra figura paterna importante em sua vida?
💼 3. Dica para empreendedores
Como aproveitar o Dia dos Pais (e outras datas comemorativas) para vender mais?
Em 2024, só na semana que antecedeu o Dia dos Pais, o e-commerce brasileiro movimentou R$ 264 milhões, segundo uma pesquisa da Nuvemshop — demonstrando um crescimento de 36% em relação a 2023. E essa tendência deve continuar em alta em 2025. Se você empreende, não pode ignorar o impacto das datas sazonais nas vendas.
Separamos 10 estratégias práticas para te ajudar a se planejar melhor e impulsionar seus resultados nas datas comemorativas:
1. Foque em quem compra os presentes
No Dia dos Pais, por exemplo, campanhas voltadas para os filhos (e esposas que são mães de filhos menores) — e não apenas para os pais — podem gerar mais identificação e conversão. Crie ofertas e sugestões de presentes pensadas para esse público.
2. Crie kits personalizados e promoções inteligentes
Combine produtos ou serviços complementares em kits especiais e ofereça condições promocionais. Isso ajuda a aumentar o ticket médio e torna o presente mais completo.
3. Amplie seus canais de venda
Se você vende só presencialmente, pense em uma opção online. Se vende apenas online, pense em oferecer retirada local. Quanto mais pontos de contato, mais chances de vender.
4. Use as redes sociais a seu favor
Os brasileiros passam mais de 3h por dia nas redes. Aproveite esse tempo para se conectar com seu público, mostrar seus produtos e criar ofertas personalizadas.
5. Ofereça uma experiência omnichannel
Permita que o cliente misture canais físicos e digitais: compre online e retire na loja, ou reserve pelo WhatsApp e pague no balcão, por exemplo.
6. Prepare seu ponto de venda
Treine a equipe, otimize o espaço e verifique se sua operação está pronta para o aumento no volume de vendas. A experiência no PDV conta muito.
7. Aprimore o frete e a entrega
Frete caro e entrega lenta afastam clientes. Busque opções acessíveis e, sempre que possível, ofereça prazos rápidos — isso pode ser decisivo na compra.
8. Faça uma boa gestão de estoque
Evite perder vendas por falta de produto. Analise os itens que mais vendem na data e negocie com fornecedores com antecedência.
9. Ofereça vários meios de pagamento
Cartão, Pix, carteira digital, link de pagamento… quanto mais opções você oferecer, menor a chance de perder uma venda na finalização.
10. Observe atentamente as nuances do mercado
O mercado está em constante mudanças e é importante sempre estar atento ao que está em alta para aproveitar as oportunidades. O “Morango do Amor” está aí para provar que apostar no hype pode ser uma excelente oportunidade para lucrar mais em determinadas épocas do ano.
🎯 Dica extra: o consumidor de 2025 será ainda mais exigente e consciente. Transparência, conveniência, personalização e responsabilidade social estarão no centro das decisões de compra.
Fique atento às tendências, planeje com antecedência e, claro, mantenha seu negócio regular com a emissão das notas fiscais. Se precisar de um, o Treeunfe NFe é um emissor simples, ágil e ideal para datas de alto movimento. 🚀
🔔 Nos vemos na próxima edição, mas antes só um lembrete….
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